Soluções para evitar acidentes de trabalho para proteger seus colaboradores para resguardar a sua plantação que preservam o meio ambiente

Proteja seu pomar e lavoura da geada

Ventiladores Anti-Geada

O que é?

Ventiladores anti-geada transferem calor por convecção forçada (insuflamento) das camadas mais quentes (10 a 50 metros de altura) para as camadas mais frias inferiores junto ao solo.

Como fazemos?

Instalamos os ventiladores nos pontos de cobertura mais abrangente, de modo a alcançar a área que sofre mais com a geada. 

Os ventiladores operam automaticamente, não necessitando de operadores nas madrugadas frias. 

Quais são os benefícios?

  • Cobrem área de 7,5 a 8 hectares sem tela anti-granizo e 6,5 a 7,5 hectares quando coberto com as telas;
  • Ruído baixo;
  • Eficiência de combustível (21 l/h);
  • Partida/Parada Automática;
  • Monitoramento remoto;
  • Pás com desenho aerodinâmico, produzindo vento uniforme 

Como o ventilador anti-geada protege o seu pomar?

A terra absorve o calor do sol durante o dia e o libera na atmosfera mais fria à noite. Pouco antes do amanhecer, a perda de calor é maior e geralmente é quando ocorre a maior parte dos danos causados pela geada.

Quando o calor é liberado, cria uma camada de ar mais quente, cerca de 10 a 50 metros acima do solo. Os ventiladores FrostBoss® puxam esse ar mais quente até o nível do solo e, em seguida, o insufla no pomar ou no vinhedo.

Para proteger a colheita do maior dano, o ar precisa atingir a maior distância possível e o ventilador precisa soprar o vento mais forte e uniforme possível. Os ventos de corrente descendentes (ou “katabatic drift”) transportam o ar pelas encostas (como a água que flui sobre a terra), e estes influenciam a área de cobertura do ventilador (área elíptica em vez de circular). Conhecer sua direcção garante que os ventiladores sejam posicionados para a máxima cobertura e proteção das culturas.

Estudo de caso - Vale Mina: Capão Xavier.

Sensor Bloqueio de Equipamento (DSBE)