Sensores de pressão e temperatura são instalados nos pneus com transmissão sem fio e com interface na cabine alertando o motorista em tempo real de potenciais problemas, ajudando a evitar desgaste excessivo, melhorar o uso de combustível e reduzir falhas nos pneus.
Os sensores são instalados em cada pneu e são lidos pela unidade de processamento, que por sua vez envia as informações para a interface de monitoramento localizada na cabine ou diretamente para o sistema de despacho ou telemetria.
Software faz o gerenciamento dos dados históricos dos sensores.
Vida útil do pneu ampliada, maior segurança operacional, eficiência do consumo do combustível, manutenção ou troca de pneus com a indicação precoce de um problema.
A manutenção e reparação de pneus são parte significativa dos custos operacionais na operação de veículos de grande porte. Sua gestão pode melhorar a produtividade, a segurança ocupacional como também os índices de disponibilidade física dos equipamentos.
Através do sensor de pressão de pneu é possível gerar alertas em tempo real de eventos, tais como desgaste excessivo, incremento de temperatura dos pneus, melhorando assim a eficiência de combustível e reduzindo falhas nos pneus.
Através da exibição contínua da informação enviada pelo sensor de pressão de pneu até a cabine, os operadores podem tomar decisões como: saber se é ou não um pneu com uma lenta perda de pressão e que ele poderá completar o turno, ou se há pressão suficiente para conduzir o equipamento a um lugar conveniente para a verificação dos pneus. Estas ações minimizam os tempos de parada e custos adicionais.
Os dados são armazenados na memória do sensor de pressão de pneu, contendo datas e horários permitindo aos gestores baixar os dados para uma ferramenta de gestão e análise do histórico de pressão de pneus, temperatura e alarmes e assim tomar ações preventivas e corretivas.
O sensor de pressão de pneu é instalado (vulcanizado) no interior do pneu e monitora a pressão e a temperatura do pneu e a condição da bateria do sensor.
Cada sensor possui um código de identificação único e a transmissão da informação para a unidade de processamento é feita através de tecnologia sem fio.
Características:
– Monitoramento: 6 a 185 psi;
– Precisão: 2 psi até 150 psi e 3 psi até 185 psi;
– Medição de Temperatura: -25 a 125 °C;
– Transmissão de dados: a cada 5 minutos ou mudança na pressão medida;
– Código de identificação único;
– Transmissão de dados: 433.92MHz;
– Bateria: 2 anos (uso contínuo, sem hibernação);
Sensor externo:
Os sensores externos são instalados diretamente no bico / válvula dos pneus permitindo uma rápida e fácil utilização.
A transmissão é similar à utilizada no sensor interno.
Unidade de processamento:
A unidade de processamento é instalada na cabine e é conectada à interface de monitoramento (display) através de comunicação RS-232 que pode ser utilizada para comissionamento. Nesta unidade se conectam as antenas que captam os sinais dos sensores.
Ferramenta de leitura remota:
Esta ferramenta permite monitorar os dados dos sensores sem a necessidade de estar dentro da cabine do veículo.
Software:
O software de gerenciamento permite analisar os dados históricos dos sensores e promover ações corretivas e de manutenção.
Diagrama esquemático:
Os sensores são instalados em cada pneu e são lidos pela unidade de processamento através de antenas localizadas no veículo. A unidade de processamento envia as informações para a interface de monitoramento localizada na cabine e o software faz o gerenciamento dos dados históricos dos sensores.
Melhoria do Desempenho:
O sistema de monitoramento de pressão e temperatura pode maximizar o desempenho de todos os tipos de pneus com o aviso de baixa pressão, aumento da temperatura e proporcionar:
–Vida útil do pneu ampliada;
– Maior confiabilidade;
– Tempo de manutenção reduzido;
– Alerta eficiente no caso de perda de pressão;
– Facilmente montado no interior do pneu;
– Manutenção ou troca de pneus com a indicação precoce de um problema;
– Precisão e desprezíveis erros de sinal.
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