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Maior segurança e eficiência operacional

Sensor de pressão de pneus

O que é?

Sensores de pressão e temperatura são instalados nos pneus com transmissão sem fio e com interface na cabine alertando o motorista em tempo real de potenciais problemas, ajudando a evitar desgaste excessivo, melhorar o uso de combustível e reduzir falhas nos pneus.

Como fazemos?

Os sensores são instalados em cada pneu e são lidos pela unidade de processamento, que por sua vez envia as informações para a interface de monitoramento localizada na cabine ou diretamente para o sistema de despacho ou telemetria.

Software faz o gerenciamento dos dados históricos dos sensores.

Quais são os benefícios?

Vida útil do pneu ampliada, maior segurança operacional, eficiência do consumo do combustível, manutenção ou troca de pneus com a indicação precoce de um problema.

A manutenção e reparação de pneus são parte significativa dos custos operacionais na operação de veículos de grande porte. Sua gestão pode melhorar a produtividade, a segurança ocupacional como também os índices de disponibilidade física dos equipamentos. 

Através do sensor de pressão de pneu é possível gerar alertas em tempo real de eventos, tais como desgaste excessivo, incremento de temperatura dos pneus, melhorando assim a eficiência de combustível e reduzindo falhas nos pneus. 

Através da exibição contínua da informação enviada pelo sensor de pressão de pneu até a cabine, os operadores podem tomar decisões como: saber se é ou não um pneu com uma lenta perda de pressão e que ele poderá completar o turno, ou se há pressão suficiente para conduzir o equipamento a um lugar conveniente para a verificação dos pneus. Estas ações minimizam os tempos de parada e custos adicionais. 

Os dados são armazenados na memória do sensor de pressão de pneu, contendo datas e horários permitindo aos gestores baixar os dados para uma ferramenta de gestão e análise do histórico de pressão de pneus, temperatura e alarmes e assim tomar ações preventivas e corretivas. 

O sensor de pressão de pneu é instalado (vulcanizado) no interior do pneu e monitora a pressão e a temperatura do pneu e a condição da bateria do sensor. 
Cada sensor possui um código de identificação único e a transmissão da informação para a unidade de processamento é feita através de tecnologia sem fio. 

Características: 
– Monitoramento: 6 a 185 psi; 
– Precisão: 2 psi até 150 psi e 3 psi até 185 psi; 
– Medição de Temperatura: -25 a 125 °C; 
– Transmissão de dados: a cada 5 minutos ou mudança na pressão medida; 
– Código de identificação único; 
– Transmissão de dados: 433.92MHz; 
– Bateria: 2 anos (uso contínuo, sem hibernação); 

Sensor externo: 

Os sensores externos são instalados diretamente no bico / válvula dos pneus permitindo uma rápida e fácil utilização. 

A transmissão é similar à utilizada no sensor interno. 

Unidade de processamento: 

A unidade de processamento é instalada na cabine e é conectada à interface de monitoramento (display) através de comunicação RS-232 que pode ser utilizada para comissionamento. Nesta unidade se conectam as antenas que captam os sinais dos sensores. 

Ferramenta de leitura remota: 

Esta ferramenta permite monitorar os dados dos sensores sem a necessidade de estar dentro da cabine do veículo. 

Software: 

O software de gerenciamento permite analisar os dados históricos dos sensores e promover ações corretivas e de manutenção. 

Diagrama esquemático: 

Os sensores são instalados em cada pneu e são lidos pela unidade de processamento através de antenas localizadas no veículo.  A unidade de processamento envia as informações para a interface de monitoramento localizada na cabine e o software faz o gerenciamento dos dados históricos dos sensores. 

Melhoria do Desempenho: 

O sistema de monitoramento de pressão e temperatura pode maximizar o desempenho de todos os tipos de pneus com o aviso de baixa pressão, aumento da temperatura e proporcionar:  

  • Melhor eficiência do consumo do combustível;

–Vida útil do pneu ampliada; 
– Maior confiabilidade; 
– Tempo de manutenção reduzido; 
– Alerta eficiente no caso de perda de pressão; 
– Facilmente montado no interior do pneu; 
– Manutenção ou troca de pneus com a indicação precoce de um problema; 
– Precisão e desprezíveis erros de sinal.