Soluções para evitar acidentes de trabalho para proteger seus colaboradores para resguardar os seus ativos que preservam o meio ambiente

Mitigação do risco e segurança operacional

Sensor de fadiga dos operadores

O que é?

O sensor não intrusivo e passivo monitora continuamente o comportamento do motorista para detectar e alertar os níveis de fadiga e cansaço em tempo real.

Como fazemos?

A câmera é instalada no veículo voltada para o motorista e avalia o percentual de fechamento das pálpebras e também a movimentação da cabeça. O algoritmo monitora contínua e automaticamente o comportamento do motorista, tais como microssono, fechamento percentual da pálpebra, movimentos de face e cabeça para detectar sinais de fadiga. Além disso, os eventos de distração, uso de telefone, cigarro,bocejo e câmera bloqueada serão detectados.

O dispositivo emite um alerta sonoro que desperta o motorista.

Quais são os benefícios?

Facilidade de instalação, mitigação do risco e segurança operacional.

O DST-CFG é um sensor óptico não intrusivo e passivo que monitora continuamente o comportamento do operador para detectar e alertar rapidamente os seus níveis de fadiga, cansaço e distração. É conhecido como sensor de fadiga de operadores de veículos. A fadiga, o cansaço ou a distração do motorista têm sido uma das principais causas de acidentes envolvendo veículos. 

O algoritmo do sensor de fadiga monitora contínua e automaticamente o comportamento do motorista e os indicadores de fadiga, tais como microssono, fechamento percentual da pálpebra, movimentos faciais e posições da cabeça para detectar os sinais de fadiga. Além disso, os eventos de distração serão detectados por meio do monitoramento da posição da cabeça. 

O sistema é projetado para melhorar a segurança operacional, fornecendo uma ferramenta para gerenciar a fadiga. 

 

Benefícios Operacionais do sensor de fadiga: 

  • sensor de fadiga pode ser instalado em qualquer veículo de transporte;
  • Capacidade de detectar eventos de fadiga para qualquer condutor do veículo. Basta ligar o veículo para o sensor funcionar;
  • Aumenta a produtividade e utilização do veículo;
  • Em modelos específicos pode monitorar eventos de velocidade excessiva, uso indevido de celular, cigarro ou obstrução do sensor ótico;

 

Monitoramento Remoto informado pelo sensor de fadiga: 

Em modelos com DVR e chip de comunicação celular os eventos e registro da câmera são enviados a um servidor central onde podem ser validados, classificados e gerenciados remotamente, permitindo auditoria posterior. 

O monitoramento dos eventos é feito através de ferramenta web que integra informações enviadas pelo sensor de fadiga. 

 

Como funciona o sensor de fadiga: 

  1. sensor de fadiga com a câmera e infravermelho é instalado na cabine do veículo para monitorar o motorista através do fechamento da pálpebra, movimento da face e da cabeça.
  1. Quando um evento é detectado:
  • O motorista é alertado através de uma alarme sonoro;
  • Em modelos de monitoramento remoto o sistema grava um registro fotográfico do evento e envia para o servidor central. 

 

Espera-se alcançar com a utilização do dispositivo uma excelência operacional com a minimização de risco para motoristas e redução com custos de manutenção e seguro.