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Monitoramento de pressão de pneus

A manutenção e reparação de pneus são parte significativa dos custos operacionais na operação de mina. Sua gestão pode melhorar a produtividade, a segurança ocupacional como também os índices de disponibilidade física dos equipamentos.

Através do sistema de monitoramento de pressão e temperatura de pneu, é possível alertar o operador em tempo real de todos os potenciais problemas e ajudá-lo a evitar o desgaste excessivo, melhorar a eficiência de combustível e reduzir as falhas de pneus.

Este sistema pode ainda ajudar a diminuir o tempo de inatividade e reduzir seus custos operacionais, dando-lhe dados precisos de pressão dos pneus.
Através da exibição contínua da informação na cabine, os operadores podem tomar decisões como: saber se é ou não um pneu com uma lenta perda de pressão e que ele poderá completar o turno, ou se há pressão suficiente para conduzir o equipamento a um lugar conveniente para a verificação dos pneus. Estas ações minimizam os tempos de parada e custos adicionais.

Uma ferramenta de gestão e analise permite que supervisores e gerentes recebam a informação sobre o histórico de dados informações e tomar ações corretivas.
Os dados são armazenados na memória dos sensores contendo datas e horários permitindo aos gestores baixar e visualizar os dados históricos de pressão de pneus e um histórico dos alarmes.

Exemplo do display da informação

Sensor Interno

Este sensor é instalado (vulcanizado) no interior do pneu e monitora pressão e temperatura do pneu e condição da bateria do sensor.
Cada sensor possui um código de identificação único e a transmissão da informação para a unidade de processamento através de tecnologia sem fio.
Características:
• Monitoramento: 6 a 185 psi;
• Precisão: 2 psi até 150 psi e 3 psi até 185 psi;
• Medição de Temperatura: -25 a 125 °C;
• Transmissão de dados: a cada 5 minutos ou mudança na pressão medida;
• Código de identificação único;
• Transmissão de dados: 433.92MHz;
• Bateria: 2 anos (uso contínuo, sem hibernação);

Instalação do sensor interno

Sensor externo

Os sensores externos são instalados diretamente no bico / válvula dos pneus permitindo uma rápida e fácil utilização.

A transmissão é similar à utilizada no sensor interno.

Unidade de processamento

A unidade de processamento é instalada na cabine e é conectada à interface de monitoramento (display) através de comunicação RS-232 que pode ser utilizada para comissionamento. Nesta unidade se conectam as antenas que captam os sinais dos sensores.

Ferramenta de leitura remota

Esta ferramenta permite monitorar os dados dos sensores sem a necessidade de estar dentro da cabine do veículo.

Software

O software de gerenciamento permite analisar os dados históricos dos sensores e promover ações corretivas e de manutenção.

Diagrama esquemático

Os sensores são instalados em cada pneu e são lidos pela unidade de processamento através de antenas localizadas no veículo.
A unidade de processamento envia as informações para a interface de monitoramento localizada na cabine.
Software faz o gerenciamento dos dados históricos dos sensores.

Melhoria do Desempenho

O sistema de monitoramento de pressão e temperatura pode maximizar o desempenho de todos os tipos de pneus com o aviso de baixa pressão, aumento da temperatura e proporcionar: • Melhor eficiência do consumo do combustível;
• Vida útil do pneu ampliada;
• Maior confiabilidade;
• Tempo de manutenção reduzido;
• Alerta eficiente no caso de perda de pressão;
• Facilmente montado no interior do pneu;
• Manutenção ou troca de pneus com a indicação precoce de um problema;
• Precisão e desprezíveis erros de sinal;