Produtos

Lavadores de veículos de grande porte

LAVAGEM DE VEÍCULOS DE GRANDE PORTE

Veículos móveis pesados trabalham em locais remotos sob condições extremas e para funcionar corretamente e com segurança, requerem manutenção periódica, evitando assim contaminação de seus fluidos lubrificantes e desgaste de peças. Dependendo do tamanho do veículo e do local da instalação, a sujeira acumulada pode pesar entre 100 e 1.000 quilos e limpa-los pode demorar entre 1 e 3 horas.

Nossa solução reduz consideravelmente o tempo necessário para limpar estes veículos, minimizando o tempo de inatividade. Utilizamos água reciclada em alto volume, e baixa pressão. A reutilização de água no sistema é superior a 95%, o restante depende do arrasto de água pelo equipamento e / ou da evaporação.
Dependendo do nível de limpeza requerido, acrescenta-se desengraxantes e outros produtos químicos ao processo porem em geral em equipamentos de mineração o uso é praticamente desprezivel.

Exemplos

Sistema Automatizado de Lavagem de Caminhões:
Esses veículos têm capacidade de até 440 toneladas. A lavagem pode remover a sujeira exterior em menos de 10 minutos. Isso permite que os caminhões de transporte sejam limpos após cada turno de trabalho, ao invés de esperar para limpá-los durante a manutenção preventiva.

Imagem 1 – Solucão convencional (1 a 3 horas)
Imagem 2 – Solução otimizada (10 a 12 minutos)

Lavador Compacto
Em aplicações onde a obra civil é fator iimpeditivo a instalação do lavador, é possivel construí-lo de forma compacta, com bacias de sedimentação metálicas e com o mínimo de construção civil permitindo que o lavador seja alocado em regiões remotas e que possam ser portáteis.

Sistema com acionamento remoto
Para reduzir o número de operadores e consequentemente o risco são aplicados monitores dotados de servo-motores que são atuados remotamente por joysticks ou podem ser totalmente automáticos.

Resultados alcançados

Econômicos
O custo ao longo do ciclo de vida desta solução (Capex + Opex) versus a atual (lavadores manuais com reagentes químicos) indica uma implantação com ROI menor do que 2 anos.