O DST-CFG é um sensor óptico não intrusivo e passivo que monitora continuamente o comportamento do operador para detectar e alerta-los dos níveis de fadiga e cansaço com agilidade.
A fadiga, cansaço ou distração do motorista tem sido uma das principais causas de acidentes envolvendo veículos.
O algoritmo de equipamento monitora contínua e automaticamente o comportamento do motorista e os indicadores de fadiga, tais como microssono, fechamento percentual da pálpebra, movimentos faciais e posições da cabeça para detectar os sinais de fadiga. Além disso, os eventos de distração serão detectados por meio do monitoramento da posição da cabeça.
O sistema é projetado para melhorar a segurança operacional, fornecendo uma ferramenta para gerenciar a fadiga.
Benefícios Operacionais:
• O sistema pode ser instalado em qualquer veículo de transporte;
• Capacidade de detectar a eventos de cansaço independente do condutor. Basta ligar o veículo para o sistema operar;
• Aumenta a produtividade e utilização do veículo;
• Em modelos específicos pode monitorar eventos de velocidade excessiva e central de gerenciamento de frota;
Monitoramento Remoto:
Em modelos com DVR e chip de comunicação celular os eventos e registro da câm
era são enviados a um servidor central onde podem ser validados, classificados e gerenciados remotamente.
O monitoramento dos eventos é feito através de ferramenta web cliente.
Como funciona:
1. O sensor com a câmera e infra-vermelho é instalado na cabine do veículo para monitorar o motorista através do fechamento da pálpebra, movimento da facial e da cabeça.
2. Quando um evento é detectado:
• O motorista é alertado através de uma alarme sonoro;
• Em modelos monitoramento remoto sistema grava um registro fotográfico do evento e envia para o servidor central.
Espera-se alcançar com a utilização do dispositivo uma excelência operacional com a minimização de risco para motoristas e redução com custos de manutenção e seguro.
Estudo de Caso:
Projetos com a implantação desta solução apresentaram a redução acima de 70% no índice de fadiga dos motoristas.